No dia 18 de janeiro, às 15h, ocorreu uma reunião entre a Analista Ambiental da AEMFLO/CDL SJ, Maria Helena Balthazar, pedagogos e professores da Secretaria de Educação de São José, visando estabelecer ações conjuntas para o desenvolvimento de um programa de assessoria, acompanhamento e execução de um projeto de Educação Ambiental Formal.
O valor da gasolina direto na bomba para o consumidor deve subir até 3% em fevereiro. Este reajuste é reflexo da redução de 20% para 25% de álcool anidro na gasolina. Os dados foram apontados pela Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes) que mostram a escassez do produto.
Preparar às refeições está mais barato. A cesta básica de Florianópolis teve uma queda de 11,76% e representa a baixa mais significativa dos últimos 12 anos. A Capital catarinense apresentou a maior queda entre as capitais do Sul do país e a quarta maior entre todas as demais pesquisadas.
Mínimo regional é realidade em mais quatro estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina surgiu com a justificativa de regularizar alguns trabalhos exercidos com exploração de empregadores. Porém, o reajuste anual decidido por deputados estaduais sem um conhecimento da realidade das empresas e sem ouvir as principais entidades empresariais, deve acarretar diversos problemas aos empresários e à economia catarinense.
O município tem mais 200 mil habitantes e cerca de cem mil carros emplacados, isto significa um veículo para cada duas pessoas. Os dados são do Detran-SC (Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina) que aponta um crescimento de 40% nos últimos três anos em São José.
O ano novo traz mudanças tanto na área previdenciária, quanto na trabalhista. Buscando sempre soluções para a classe empresarial o setor de capacitação da AEMFLO e CDL-SJ criou o curso de “Mudanças Previdenciárias e Trabalhistas para 2010”. A primeira e única aula acontece no dia 18 de janeiro, das 18h30 às 22h30, na sede da entidade, em Barreiros.
A passagem de 2009 para 2010 causa transtornos aos usuários de cheque que, na maioria das vezes, preenchem o documento com a data do ano passado. A atenção que os comerciantes devem ter é principalmente em evitar as rasuras e, por consequência, a devolução dos documentos.
Após passar por uma crise nos seis primeiros meses de 2009, o Brasil remou contra a maré e com muito esforço terminou o ano de uma forma positiva perto dos indicativos econômicos trágicos previstos em virtude da turbulência econômica mundial.
No mês de dezembro um grupo de jornalistas percorreu o trecho Sul da BR 101 a convite da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) para conferir de perto a situação das obras de duplicação da estrada que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul.
Nem a crise econômica mundial ou a retração na produção fizeram o município de São José perder em termos de desenvolvimento econômico. Pelo contrário, a cidade conquistou uma colocação surpreendente no ranking no momento de insegurança econômica. O município ficou entre os cinco que mais criaram postos de trabalho no Brasil no ano de 2009, de acordo com dados do Ministério do Trabalho.
A criação da AEMFLO (Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis) e CDL-SJ (Câmara de Dirigentes Lojistas de São José) é um reflexo da história recente de São José.