No decorrer deste ano, a AEMFLO e CDL-SJ realizaram um total de 68 capacitações, entre cursos e palestras, ultrapassando a meta inicial de 62. A associação também superou o total oferecido no ano passado, onde foram realizados 55 treinamentos. No balanço total, foram capacitadas cerca de 1.620 profissionais de diferentes segmentos e empresas.
Será realizada no próximo dia 16/12, às 19h30, no auditório Dite Freitas na sede da AEMFLO e CDL-SJ (Av. Leoberto Leal, 64, Barreiros, São José), a palestra “A Obrigatoriedade da Implantação do PAF-ECF nas Empresas”.
Muita gente se faz essa pergunta. Afinal, são impostos, juros e taxas, que o contribuinte é obrigado a pagar e muitas vezes não tem um retorno de tamanho investimento. Para explicar este verdadeiro enigma, foi realizada no último dia 9 de dezembro uma reunião na sede da AEMFLO e CDL-SJ, junto a órgãos como o Conselho Comunitário Bela Vista, Conselho Comunitário do Bairro Areias, OAB, Secretaria de Estado e da Fazenda, Igreja Católica, além da imprensa, para a implantação de um Observatório Social no município de São José.
Após uma série de reclamações dos empresários da Região Metropolitana de Florianópolis sobre as cobranças do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), a diretoria da AEMFLO e CDL-SJ se reuniu com a gerência da entidade para entender melhor como são calculadas as cobranças.
Durante a audiência pública realizada no último dia 9, na Câmara Municipal de São José, o policial Alaor Bittencourt especialista em Gestão de Polícia Comunitária, divulgou um dado alarmante sobre a cidade de São José: o município encontra-se entre os 300 com maior índice de homicídios no país.
As empresas que contratam, junto a AEMFLO e CDL-SJ, o serviço de Ticket Restaurante e Alimentação e que irão realizar férias coletivas neste fim de ano devem antecipar os pedidos de crédito para evitar o não recebimento do crédito no cartão dos colaboradores.
A segunda parcela do 13º salário, tão esperada pelos trabalhadores, deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Felicidade para quem recebe e também para os comerciantes, afinal a menos de 30 dias do Natal, data de maior expressão para o comércio varejista, boa parte do dinheiro deve ser injetado nas compras de presentes. De acordo com o presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Tito Alfredo Schmitt, a expectativa de crescimento nas vendas será entre 8% e 9%, em relação ao mesmo período no ano passado.
Dois meses depois do prazo estipulado pela AEMFLO e CDL de São José, o primeiro banco privado se pronunciou sobre o ofício encaminhado a todas as agências bancárias do município, que solicitava informações sobre as medidas adotadas para cumprimento da lei municipal 4857/2009. O Bradesco afirma que elaborou um programa de qualificação e treinamento do quadro pessoal para melhor preparar os colaboradores que prestam atendimento.
Após dez dias em greve, médicos e enfermeiros da prefeitura do município se reuniram com o prefeito do município, Djalma Berger e chegaram a um acordo sobre as reivindicações da categoria.
Em nome das empresas associadas à AEMFLO e à CDL de São José, foi encaminhado no último dia 1º de dezembro um ofício aos deputados federais, solicitando, ainda este ano, a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 591, que altera procedimentos relativos a microempresas e empresas de pequeno porte como exclusão das empresas do simples nacional do regime de substituição tributária, aumento do teto das empresas enquadradas no simples nacional, abertura, registro, funcionamento, exclusão de ofício, recuperação judicial especial, valores da receita bruta, recolhimento dos tributos e contribuições, negativação das empresas e sócios.
A criação da AEMFLO (Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis) e CDL-SJ (Câmara de Dirigentes Lojistas de São José) é um reflexo da história recente de São José.