O medo anda tomando conta dos lojistas da avenida Josué di Bernardi, em Campinas, São José. Nos últimos seis meses, assaltos e furtos estão se tornando frequentes na região, que é considerada uma das avenidas mais movimentadas da cidade. Os criminosos atuam sempre à noite, roubam a fiação dos prédios, invadem empresas e levam computadores e tudo que encontram pela frente.
São constantes as reclamações de usuários da Unimed quanto as dificuldades de marcar consultas pelo plano de saúde. Muitos alegam que algumas especialidades estão demorando de dois até quatro meses para conseguir um agendamento médico, sendo que alguns especialistas separam atendimento de emergência nas agendas somente para consultas pagas.
De acordo com o Serasa Experian em fevereiro deste ano foram devolvidos 1,83% de cheques por insuficiência de fundos em todo o país. Em comparação com o mês de janeiro houve um aumento de 0,13 %, que registrou 1,70%. Compras parceladas no Natal, gastos nas férias, despesas e taxas típicas de início de ano pressionam o orçamento familiar e ajudam a população a ficar no vermelho.
O varejo catarinense está apostando em uma Páscoa melhor que a de 2010 com crescimento de 5% nas vendas frente ao ano passado, principalmente de chocolates e brinquedos, que tradicionalmente têm mais apelo na data. Outro motivo é a alta concorrência entre as redes de supermercados e asa lojas de departamento. Essa alta é motivada pela redução do dólar, os produtos importados também devem ter uma boa procura.
Na última segunda-feira (28/03), o governador do Estado, Raimundo Colombo, anunciou o Programa Juro Zero, com divulgação prevista para o mês de maio. A proposta é estimular o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas Inovadoras (MPEI’s) catarinenses nos aspectos gerenciais, comerciais, processo ou produtos e serviços, viabilizando o acesso ao crédito por parte das empresas.
O Congresso aprovou e o Supremo derrubou. Após o Congresso Nacional ter aprovado em 2010 a lei da Ficha Limpa, que valeria para as eleições do ano passado, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) postergaram o processo com seis votos dos 11 ministros. Dessa forma, a lei passa a valer somente a partir das eleições de 2012.
Na quarta-feira (23/03), às 20h, o prefeito de São José, Djalma Berger, assinou a ordem de serviço para a construção da Policlínica de Barreiros. O evento ocorreu no auditório da AEMFLO e CDL de São José, que contou com a presença do presidente das entidades, Tito Schmitt, vereadores do município, a secretária de saúde, o líder comunitário do bairro, empresários e a comunidade. A obra faz parte da Operação Saúde, que quer investir mais de R$ 9 milhões no município.
Após mais de um ano de promessas, licitações e problemas burocráticos, finalmente foi inaugurada a Central de Monitoramento de São José, que ainda está em um período de testes e opera apenas com nove, de um total de 30 câmeras adquiridas pelo município. A inauguração fez parte da agenda de comemorações dos 261 anos de emancipação da cidade. Os equipamentos foram colocados primeiro nos bairros de Campinas, Kobrasol, Barreiros e Roçado. O objetivo da Polícia Militar é ter 60 câmeras de vigilância, porém as 30 câmeras de contrapartida do governo do Estado ainda não foram compradas.
De acordo com o Índice Antecedentes de Venda (IAV), do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), o varejo deve crescer 7,9% em março. Elevação no aumento de renda da população, prorrogação do feriado de Carnaval para o mês de março e o aumento da temporada de liquidações são fatores que contribuem para o crescimento. Também segundo o levantamento, no mês de abril está previsto um crescimento de 7,6% e no mês de maio 8,5%.
Na última quinta-feira (17/03), representantes do Sebrae Nacional se reuniram com empresários da AEMFLO e CDL de São José para acompanharem o andamento do projeto de desenvolvimento firmado com o Núcleo de Salões de Beleza e Estética. Na ocasião foram discutidos os resultados de uma pesquisa de satisfação do cliente realizada com metodologia de “Cliente Oculto”, que foi apresentada oficialmente ao Núcleo no dia 21/03, trazendo indicadores de desempenho dos Salões de Beleza com o objetivo de aperfeiçoar os processos de atendimento praticados pelas empresas envolvidas.
A criação da AEMFLO (Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis) e CDL-SJ (Câmara de Dirigentes Lojistas de São José) é um reflexo da história recente de São José.