Cerca de 1.600 empresários do comércio catarinense estiveram reunidos na 43º Convenção Estadual do Comércio Lojista, em Chapecó. De 26 a 28 de maio, abordaram o tema “O Consumidor do Futuro”. O evento organizado pela FCDL (Federação das CDLs de Santa Catarina) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó) aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes em Chapecó. Uma comitiva da AEMFLO e CDL-SJ esteve presente no congresso com cerca de 30 empresários.
Muitos brasileiros têm o hábito de procurar um médico somente quando não estão se sentindo bem. Alguns chegam a se automedicar ao invés de procurar um especialista. A importância do exame de rotina é fundamental para a prevenção de várias doenças ou até detectar enfermidades mais graves. É preciso fazer estes exames desde o primeiro dia de vida e, principalmente, na terceira idade.
Manter pneus velhos expostos à chuva e ao calor é crime. O acúmulo de água e a alta temperatura podem gerar focos do mosquito da dengue e jogá-los em aterros sanitários também não é apropriado, pois além de ocuparem muito espaço, levam centenas de anos para se decomporem, o que prejudica o meio ambiente.
No último dia 18 de maio, com o Auditório Dite Freitas praticamente lotado, na sua maioria por contadores e interessados em obter da Prefeitura Municipal de São José informações sobre a desburocratização de seus processos e alguns empresários associados à AEMFLO e CDL SJ, o Nucont (Núcleo de Contadores de Gestão Empresarial) recebeu o Secretário Municipal da Receita da Prefeitura Municipal de São José, Matson Luís Cé, o Fiscal de Tributos Estaduais, Valdir Mequelon, o Conselheiro do Conselho Regional de Contadores, Mateus Hoffmann, para juntamente com os mediadores Marcos Antonio Cardozo de Souza, Vice-presidente de Relações Institucionais e Tadeu Pedro Vieira do Nucont, abordarem o tema do evento “Processo de Abertura e Manutenção de Empresas em São José”.
A rotina do 7º Batalhão da Polícia Militar em Barreiros, São José, foi diferente na última sexta-feira, 20/05, quando recebeu os 14 alunos da unidade do Projeto Pescar da AEMFLO e CDL-SJ. Eles visitaram a companhia, conheceram projetos e puderam acompanhar a rotina dos policiais. Mais do que um passeio, foi uma oportunidade de aproximar os jovens da segurança pública catarinense.
Com a casa cheia, na última quinta-feira (19/05), a AEMFLO e CDL de São José realizaram o Encontro Empresarial do mês de maio “O Sucesso com o Associativismo”. O palestrante e diretor comercial do Grupo Orbenk, Ronaldo Benkendorf apresentou o case de sucesso da empresa e também deu dicas para as pessoas conseguirem enxergar oportunidades que aparentemente não existem. O encontro se caracterizou pela simpatia e a informalidade de Benkendorf, que deixou a plateia bastante a vontade para interagir.
Mais uma conquista da classe empresarial e dos consumidores. Na última quarta-feira (18/05) a medida provisória que cria o Cadastro Positivo foi aprovada no Senado e agora aguarda a sanção da presidente Dilma Roussef para entrar em vigor em todo o país. O Vice-Presidente, de Relações Institucionais da CDL-SJ, Genésio Hoffmann, afirma que os empresários associados estão otimistas e ansiosos para que a medida seja sancionada e entre em vigor.
Este ano o Brasil irá perder cerca de R$ 140 bilhões por causa dos 12 feriados nacionais e 30 estaduais, os dados foram divulgados pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). No ano passado, em São José, foi criado mais um feriado municipal, o Dia da Consciência Negra, que seria comemorado todo dia 20 de novembro. A lei, aprovada pelos vereadores, foi derrubada temporariamente na justiça.
Novos empreendimentos e expansão de empresas já consagradas estão tomando espaço em São José. O município possui uma localização estratégica por ficar rodeado pelas demais cidades da Região Metropolitana, o que facilita a logística de toda produção. São José é o quarto município mais populoso do Estado e já abriga cerca de 210 mil pessoas, tornando-se um forte potencial de consumo.
O Projeto de Lei nº 027/2011 que “Dispõe sobre o descarte de medicamentos com data de validade vencida”, de autoria do vereador Antônio Luiz Battisti, PT, foi aprovado em 2ª discussão na Sessão Ordinária do dia 04 de maio. Os postos de atendimento à saúde, as unidades hospitalares públicas e privadas e os estabelecimentos que comercializam medicamentos com sede em São José ficam obrigados, a partir da sanção do Prefeito Djalma Berger, PSB, a aceitar a devolução de medicamentos com data de validade vencida.
A criação da AEMFLO (Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis) e CDL-SJ (Câmara de Dirigentes Lojistas de São José) é um reflexo da história recente de São José.