Foi firmada no início de julho uma nova parceria entre a AEMFLO e CDL de São José e o Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Consultoria, Perícias, Informações e Pesquisas da Grande Florianópolis). O intuito é disponibilizar para os associados das entidades a certificação digital.
Em novembro deste ano a promessa de um sistema efetivo de monitoramento eletrônico em São José completará dois anos. Na última semana, a Secretaria de Segurança Pública do município sinalizou o que parece ser o mais novo capítulo dessa verdadeira novela foi estipulado um prazo de 90 dias para a instalação dos 21 links que ainda restam para concluir a implementação do projeto de vigilância eletrônica no município. Do total de 60, 30 equipamentos foram comprados por meio de uma parceria com a Prefeitura de São José e com o Governo do Estado, totalizando um investimento de R$ 400 mil. Desde agosto de 2010, 21 câmeras estão encaixotadas.
Foi realizada no dia 20 de junho a eleição da diretoria executiva para o biênio 2011/2013 da AEMFLO e CDL-SJ. Concorreram à presidência os empresários Tito Alfredo Schmitt (chapa 1) e Luiz Carlos Furtado Neves (chapa 2). O presidente Tito foi reeleito e será empossado nesta sexta-feira, dia 8. A solenidade de posse acontece junto ao jantar comemorativo de aniversário das entidades, que será realizada no Cambirela Hotel, com jantar para os associados.
Essas são as palavras do consultor e presidente de uma empresa de consultoria em Estratégia, Marketing e Recursos Humanos, César Souza. Segundo ele, o empresário que quer fazer uma carreira de sucesso, deve tratá-la como um negócio, ao invés de uma sucessão de cargos que pretende acumular ao longo da vida.
Novas regras foram determinadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde) para cumprimento do prazo para consultas e outros atendimentos. Em 90 dias, o convênio passará a indicar o profissional ou clínica para o conveniado.
Estudo realizado pela Universidade das Nações Unidas apontou que são utilizados 1,8 tonelada de materiais dos mais diversos tipos para se construir um único computador de mesa, com um monitor tradicional de 17 polegadas. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), são produzidos por ano no mundo de 20 a 50 milhões de toneladas de lixo tecnológico. No Brasil, a maior parte dessa sucata vai parar nos lixões. Essa produção de resíduos, em alta escala, causa danos absurdos ao meio ambiente, como poluição e degradação ambiental. Mas os computadores, assim como os acessórios, celulares e baterias também podem ser reciclados.
Essa afirmação é do diretor do setor de indústrias da AEMFLO, Nelson Silveira, após a divulgação, na semana passada na Assembleia Legislativa, de um levantamento feito pela FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina). O estudo aponta que a duplicação do trecho Sul da BR-101, na melhor das hipóteses, deve ficar pronta somente em 2016. “Isso é uma vergonha! E o pior, antes de 2020, com a prorrogação das previsões de conclusão acontecendo todo ano, não teremos o trecho Sul da BR-101 duplicados”, desabafa o diretor.
A eleição da nova diretoria da AEMFLO e CDL-SJ realizada no dia 20 de junho, na sede das entidades, mobilizou diversos empresários associados que participaram do processo democrático com o intuito de eleger um novo presidente. Entre eles estava o atual presidente da Câmara Municipal de São José (CMSJ), Neri Amaral, PMDB, que também é proprietário da empresa Neri Seguros, associada há mais de dez anos. Amaral, não presidiu a sessão da CMSJ, que acontece regularmente todas as segundas e quartas, às 19h, para participar do pleito na sede das entidades.
Uma das principais bandeiras da AEMFLO e CDL-SJ para resolver o problema de fluxo na região da Grande Florianópolis, a Alça de Contorno, foi debate de uma audiência pública realizada na última segunda-feira, dia 27/06, na Assembleia Legislativa, com a presença de autoridades, políticos e técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Estamos decepcionados”, disse o presidente da AEMFLO e CDL de São José, Tito Alfredo Schmitt, sobre as mudanças de traçado no projeto original da Alça de Contorno, que pode acabar com os congestionamentos na BR-101 na região.
A 3ª Semana do Empreendedor Individual é uma parceria entre a AEMFLO e CDL de São José, por meio do Nucont (Núcleo de Contadores em Gestão Empresarial), organizado pelo Sebrae e pela Prefeitura Municipal. O evento acontece em todas as capitais e algumas cidades do interior do País, entre os dias 28 de junho e 2 de julho. O objetivo é formalizar novos empreendedores e também ajudar os já formalizados a obterem melhores resultados no próprio negócio. A meta para todo o Brasil é alcançar mais de 40 mil formalizações e mais de 50 mil atendimentos.
A criação da AEMFLO (Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis) e CDL-SJ (Câmara de Dirigentes Lojistas de São José) é um reflexo da história recente de São José.