O ano de 2014 terá nove feriados nacionais e sete pontos facultativos. Em abril, haverá um feriado prolongado, que emenda a Sexta-feira da Paixão (18) e Tiradentes (21), que cai numa segunda-feira. No segundo semestre, a maioria dos feriados caem nos fins de semana. Os dias da Independência, de Nossa Senhora Aparecida e de Finados caem no domingo, enquanto a Proclamação da República será no sábado. A lista foi divulgada pelo governo e publicada no Diário Oficial da União no dia 6 de janeiro.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São José instituiu no município o Alvará de Localização e Funcionamento Provisório. Dessa forma, as empresas que exercem atividades de baixo e médio risco têm permissão para conseguir o alvará de funcionamento com mais facilidade.
O empresário e presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Marcos Antonio Cardozo de Souza, assumiu também a presidência do Comdes (Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis) em reunião realizada no dia 20 de dezembro. O Comdes é formado por 35 entidades e possui quatro Grupos de Trabalho: Mobilidade Urbana, Saneamento e Resíduos, Governança Metropolitana e Institucional.
A viagem em março deste ano à Cancun, México, entre quatro amigas, está planejada desde o ano passado, mas foi surpreendida no dia 28 de dezembro. E agora, Laís e as amigas terão que reformular o que vão gastar durante as férias.
As empresas de contabilidade de São José têm até o dia 28 de fevereiro para protocolarem o pedido de enquadramento que dispõe sobre o Simples Municipal, previsto no art. 7º da LC 36/2009. Os documentos necessários são o contrato social; CNPJ; relação de empregados, grau de escolaridade e função; além da taxa de protocolo.
O NUME (Núcleo da Mulher Empresária), da AEMFLO e CDL São José, já está planejando as atividades para 2014. Na última reunião do ano passado, realizada no dia 17 de dezembro, foram discutidas as metas a serem traçadas.
A AEMFLO e CDL de São José enviaram um ofício à prefeitura do município na última terça (7), relatando os problemas causados pelas alterações no trânsito na avenida Leoberto Leal, em Barreiros e sugerindo alternativas em busca de avanços. As soluções foram indicadas também por comerciantes locais, após reunião com o presidente das entidades, Marcos Souza.
O primeiro ano de gestão da prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, foi pouco expressivo, de acordo com o presidente da AEMFLO e CDL de São José, Marcos Souza. Ele afirma que diante da estagnação do desenvolvimento do processo de gestão da cidade nos últimos anos, eram aguardadas mudanças mais significativas.
A falta de água e quedas de luz entre o Natal e o Réveillon em Florianópolis, principalmente no Norte da Ilha e Norte do Estado causaram transtornos para as regiões. Moradores de bairros como Ingleses, Canasvieiras, Santinho e Jurerê, na Capital, ficaram sem água durante dias e tiveram que recorrer aos supermercados e caminhões pipas para minimizar os contratempos. O problema também afastou os turistas que, sem água, anteciparam a volta para casa, afetando o comércio e a rede hoteleira.
A criação da AEMFLO (Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis) e CDL-SJ (Câmara de Dirigentes Lojistas de São José) é um reflexo da história recente de São José.